Dragão....sim sim...isso mesmo..dragão...mas da onde ele surgiu? De onde vieram os mitos? Onde sugiram as lendas? O que é real e o que não é?
Infelizmente muitas perguntas ainda estão sem nenhuma resposta....o mais próximo que temos dos dragões hoje em dia são os de Komodo. E por que não começar com eles? Afinal, os mitos iniciais vieram exatamente de lá...Indonésia..
Muito e muito antes da Europa ser chamada de continente pequenas comunidades se firmaram nas ilhas do sudeste asiático...Todas elas cheias de deuses, lendas e culturas. Alguns dizem que o dragão vem de chineses que acharam esqueletos de dinossauros em Sichuan e no Tibet...Mas o que se sabe é que quando as lendas da pequena Komodo chegaram a Bali, Lombok e Java as coisas realmente pegaram fogo...Mercadores árabes que passavam por Singapura ouviram histórias,,,e levaram para o Irã e para o Iêmen onde já haviam histórias..Chineses levaram pra Hong Kong e os indianos pra Madras....Logo chegou até Pequin..Nas portas da cidade proibida os viajantes do sul contavam lendas...Num paisinho encravado no Himalaia chamado Butão a coisa chegou tão forte que até hoje o governante do país é chamado de Rei-Dragão...
É.....O caso é que o dragão chegou ao império japonês...Ao império mongol..E da Mongólia correu pela rota da seda que nem fogo em pólvora..Logo ele já batia nas portas de Samarkanda (no atual Uzbequistão) capital do reino de Tamerlão..Daí foi pela Ásia central até a cidade de Constantinopla..Uma das maiores do mundo na época..Lotada de viajantes. Dragões foram vistos então por toda a Capadócia e Anatólia (Turquia) foram vistos nos Urais (Rússia) e não demorou até que a Bulgária passasse a conhecê-los. Nessa época na China já existia até deus dragão e no Sri Lanka uma montanha foi dedicada a eles. Até na Tailândia, Mianmar e Vietnam alguns budistas ainda comeram festas na noite de lua cheia para os espíritos draconianos.
Quando chegou na Europa a lenda se viu de cara com a era das cruzadas e com a igreja....Mesmo assim, o que reforça a idéia de que dragões realmente existem, o mito se espalhou....Na Eslovênia corriam boatos que nas montanhas haviam dragões..Logo os boatos correram por Veneza e Praga. .Não demorou até nos bosques da Polônia, lituânia, Letônia e Estônia entrassem na história..a Romênia veio logo depois com os Cárpatos..e a Finlândia com a região norte onde desde muito tempo os vikings já contavam lendas sobre lagartos incendiários..Não se sabe como, nem porque o mito chegou a Irlanda e lá já existiam lendas Celtas e vikings sobre o mesmo assunto.
E foi de lá, junto com a ajuda dos ingleses que logo começaram a sua era de navegações que o mito correu o mundo mais uma vez..E foi quando eles chegaram na África do sul e uma tribo disse que monstros escamosos que incendiavam as florestas iriam acabar com eles que a coisa passou de lenda para poucos a verdadeira pandemia de casos reais...
Na distante América alguns povos Andinos acreditavam em dragões como representação do deus sol e nas Filipinas existe um povo que venera todo o tipo de lagartos....Inclusive os que cospem fogo.... As lendas foram batendo com outras lendas e até na bíblia há relatos de “lagartos voadores cuspidores de fogo” Só confirmando que dragão é e sempre será uma das mais verdadeiras lendas do nosso planeta. Lenda que vem encantando gerações desde muito antes do mundo sequer se chamar Terra.
Isso foi um pequeno resumo da história dos dragões..essa foi a base da minha pesquisa sobre eles..é claro que cada uma dessas histórias, cada uma dessas culturas e lendas tem suas próprias caracteristicas marcantes..tem seus próprios misterios e curiosidades..mas se alguem quiser saber sobre alguma das lendas detalhadamente é só pedir.....não dava pra escrever sobre cada uma senão o post ia ficar gigantes..mas da pra escrever sobre elas separadamente depois...a chinesa, a irlandesa, a viking, a turca, a mongol, a arabe, a egipicia, a sul-africana, a malaia, a indonesia, a russa, a eslovena, entre muitas e muitas outras...
terça-feira, 6 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ronan, você caprichou, hein!O.O
Fez um ótimo trabalho. Com essas informações, fico imaginando o quanto ainda será dito e explicado sobre os dragões.
Bem, até e, mais uma vez, parabébs.^^
Postar um comentário