Bem, todos já devem saber que a palavra kemono em japonês quer dizer fera/besta. E que no fandom isso logo leva a crer que kemono é furry. Mas será que é isso mesmo?
Devemos primeiramente analizar os fatos. O furry é uma cultura ocidental e tem suas próprias características (personagens de desenhos animados antropomórficos, por exemplo) e um "life style" bem definido (seria como uma fuga ao lado animal ou alguma particularidade/afinidade de algum sentido/habilidade animal em uma pessoa), e até mesmo com relação a sexo (Yiff, sendo que este mais praticado, ou talvez somente, em RPs em messengers).
O kemono, até então dito como "furry oriental", já é bem mais complexo. Trata-se de ma excência mais tradicional. Digamos que o elo é mais mitológico/folclórico naquela área da Terra. Seres antropomórficos no Japão, por exemplo, eram ou tratados como deuses ou como demônios. E dentro desta mitologia, eles até se relacionavam com humanos frequentemente, chegando ao ponto de até viverem harmoniozamente. Contos míticos, como a da Kitsune (raposa que podia se transformar em uma bela humana), que acabou cativada por um humano e até teve filhos com ele, levam a crer que seres antropomórficos (kemono) eram vistos como seres celestiais e sociáveis, tendo em vista que havia também seres malígnos neste universo. Enfim, é algo muito ligado a cultura e a história japonesa.
A cultura furry, diferentemente, já aborda outra questão. O mundo supracitado é somente de furries e, dentro das características furry, eles se acham superiores aos humanos (por mais absurdo que isso seja, ainda mais por eles, na vida real, serem humanos também!). O faz de conta predomina a maior parte do tempo (furries, os seres, não existem. Somente sua personalidade aparece, mas por meio de desenhos animados (como já citei), HQs, filmes, games etc.), ao contrário do kemono, onde, mitologicamente falando, esses seres existiram.
Então, pra finalizar: se levarmos em consideração que furry e kemono envolvem animais, então a igualdade furry = kemono faz sentido. Mas se pegarmos toda a cultura e a mitologia de ambas, a verdade é nua e crua: KEMONO NÃO É FURRY!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário